Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

Nome correto e origem

 

NOME CORRETO E ORIGEM DO NOME

 

  Vila Capivari em 1928 e os "Campos do Jordão"

É preciso deixar bem claro, de uma vez por todas, que o nome correto da cidade é CAMPOS DO JORDÃO, e nunca, jamais – pelo amor de Deus! – CAMPOS DE JORDÃO.

Infelizmente, é muito comum ouvirmos pessoas referindo-se à cidade como CAMPOS DE JORDÃO, tanto pelo rádio como pela televisão, até escrevendo em jornais, periódicos, revistas e, agora, na Internet.

A justificativa é simples e clara: podem existir campos de algodão, de trigo, de arroz, de milho, de feijão etc., porém nunca campos de jordão. Somente poderíamos dizer campos do algodão, do trigo, do arroz, do milho ou do feijão, se esses campos  pertencessem a alguém que tivesse  nomes ou sobrenomes semelhantes. Mesmo que nossos campos fossem banhados pelas águas de um rio chamado Jordão, deveriam ser chamados de campos do Jordão, em homenagem ao rio,  nunca campos de Jordão.

A origem do nome da cidade é baseada em sua história. Com a morte do desbravador dessas terras situadas na Serra da Mantiqueira, no ano de 1823, seus herdeiros acabaram hipotecando a sesmaria ao brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão. Muito tempo depois, o próprio brigadeiro Jordão, que mantinha a posse dessas terras por meio de hipoteca,  veio  adquiri-las nas proximidades do dia de Natal. Em conseqüência desse fato e ligado à data, o povo que aqui morava passou a denominar essas terras de Fazenda Natal. Com o passar do tempo, quando iam se referir a estas terras, já não mencionavam mais Fazenda Natal, e sim aos Campos, e quando alguém perguntava “Que Campos?”, respondiam: Os Campos do Jordão.

Portanto, esta é a origem do nome da cidade, CAMPOS DO JORDÃO, como foi definitivamente batizada, ficando como uma homenagem ao ilustre cidadão e maior proprietário, o brigadeiro Jordão, que foi membro do Governo Provisório e diretor do Tesouro da Capitania de São Paulo, tendo figurado ao lado de D. Pedro I quando do Grito de Ipiranga, no famoso quadro do reconhecido e grande pintor Pedro Américo.

É de se registrar que o brigadeiro Jordão, embora sendo o maior proprietário das terras que, com o seu nome, formaram os Campos do Jordão, nunca chegou a conhecer essas suas terras.

Nossa intenção com este trabalho é no sentido de conscientizar os que tiverem dúvidas quanto ao correto e verdadeiro nome da cidade, possibilitando, daí em diante, a oportunidade da necessária e imediata correção, sempre que venham a ouvir ou ver o nome de CAMPOS DO JORDÃO pronunciado ou escrito incorretamente.

Edmundo Ferreira da Rocha, 18 de março de 2004

Escolha uma das Categorias Abaixo:


Bandeira


Brasão


Câmara Municipal


Campos do Jordão e o Brigadeiro Manuel Rodrigues Jordão


Castelo de Paiva - PT e Campos do Jordão - BR
Ligações Interessantes


Hino


História


Lendas


Nome Correto e Origem


Prefeitos


Principais Vilas

 

 

 

- Campos do Jordão Cultura -