Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 23/12 a 29/12/2011

 

 

Pessoas - Casal Alexandre e Karlinda Sirin


Foto histórica da década de 1920. Sentados em frente a uma árvore de Natal, nas dependências da tradicional e famosa Pensão Báltica, o saudoso casal Sr.Alexandre Sirin e a Sra. Karlinda Antonia Sirin, Patriarca e Matriarca da família Sirin, uma das pioneiras de Campos do Jordão.

A famosa e importante Pensão Báltica, de propriedade do casal Alexandre Sirin e Karlinda Antonia Sirin, foi construída no início da década de 1920, prestou relevantes serviços nos primórdios de Campos do Jordão, na área da hospedagem em geral, para todos que procuravam a cidade e seu clima privilegiado. Está situada na Vila Velha, onde começou a história de Campos do Jordão, a atual Vila Jaguaribe, ali nas proximidades da atual Igreja de Nossa Senhora da Saúde. Na época em que se tornou famosa, era considerada pensão oficializada, funcionando em regime sanatorial, abrigando pessoas que para cá vinham em busca da cura da tuberculose.

A Pensão Báltica foi dirigida pelo casal Sirin por várias décadas, disponibilizando boas acomodações e alimentação saudável, necessária ao tratamento de muitos que lá ficavam hospedados. A casa existe até hoje e, por incrível que pareça, continua nas mãos de sucessores da família Sirin. Atualmente, reside nessa casa a professora Salme Sirin Esquível. Em outra casa, na mesma propriedade, o irmão Rubens Endel Sirin, filhos do Sr. Alexandre e D. Karlinda Antonia Sirin.

Para esta casa o tempo não passou. Depois de quase 90 anos, ela continua praticamente intacta e idêntica ao que era no princípio. Recentemente foi reformada e exibe sua beleza para todos que passam ali nas proximidades do Grupo Escolar Dr. Domingos Jaguaribe, na Av. Eduardo Moreira da Cruz.

OBS: Foto gentilmente cedida pela amiga Sra. Salme Sirin

 

 

 

Pessoas - Casal Alexandre e Paulina Sirin


Esta foto, provavelmente, do ano de 1922, mostra parte da família Sirin.

Na foto, da esquerda para a direita: ao centro, o casal Sra. Paulina Sirin e o Sr. Alexandre Sirin.

À esquerda a filha Alma Sirin e à direita os filhos: Ricardo e Linda Sirin. Embora com o mesmo nome, este Sr. Alexandre Sirin e a esposa Sr. Paulina, são os pais de Alexandre Sirin que foi casado com Karlinda Antonia Sirin. Portanto, este Alexandre Sirin e a esposa, são os avós da professora Salme e do irmão Rubens Sirin.

OBS: Foto gentilmente cedida pela amiga Sra. Salme Sirin

 

 

 

Esportes - Trio do E.C.N.Vale Encantado


Na década de 1950, famoso trio de futebol do Esporte Clube Noite do Vale Encantado - E.C.N.V.E., no campo de futebol da A.A.J. - Associação Atlética Jaguaribe, atual Estádio Amadeu Carletti Junior, em Vila Jaguaribe.

Na foto, da esquerda para a direita: Pedro Pinto dos Santos, o Pedrão ou Pedro Sapo, Manezinho e Andrade.

 

 

 

Históricas - Vila Capivari - década 1950


Uma vista de parte da Vila Capivari da década de 1950.

No primeiro plano: à esquerda, a casa que pertenceu ao Dr. Adelardo Soares Caiuby, hoje pertencente à Maria Lucia Feliz Donato, da Loja Malú Decorações e a direita, a casa que pertenceu ao Dr. Eduardo Levy.

Ao centro da foto, à esquerda a casa que pertenceu ao Dr. Gastão Mesquita, ainda pertencente à família. A direita, a casa que pertenceu ao Dr. Hermes Alves de Lima Junior.

Bem no topo da foto a casa que pertenceu ao Dr. Gastão Vidigal, do Banco Mercantil de São Paulo, atualmente, sede da Colônia de Férias do Centro do Professorado Paulista - C.P.P..

 

 

 

Históricas - Vila Capivari - década 1940


Uma linda foto da Vila Capivari da década de 1940.

No primeiro plano, parte da Estação Emílio Ribas, da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

À esquerda, a primeira Igreja de Vila Capivari, construída no ano de 1929 e demolida no início da década de 1940, situada no mesmo local onde hoje esta localizada a Igreja de São Benedito. Mais ao centro, o prédio onde, inicialmente, estiveram estabelecidos: o Empório Damas, de Luiz Damas, posteriormente, a Casa Pedro Paulo, do Sr. Pedro Paulo, o Empório São Paulo dos Srs. Alberto Bernardino, João Alves Teixeira e Joaquim Pinto Seabra, a Loja de Decorações de Henry Matarasso e, depois, Malú Decorações, que permanece no mesmo local em novo prédio. Um pouco mais à direita, a casa onde foi estabelecido o primeiro fotógrafo de Campos do Jordão, Sr. Josias, posteriormente residência de férias das famílias dos Drs. Élbio Camilo e João Toniolo, situada no mesmo local onde hoje está sediado, o maravilhoso e charmoso, Boulevard Genéve.

Um pouco atrás da pequena Igrejinha de Vila Capivari, as mesmas casas mostradas na foto anterior.

 

 

 

Históricas - Vila Capivari - década 1960


Uma bela foto mostrando a Vila Capivari na década de 1960.

Bem no centrinho da Vila Capivari, da esquerda para a direita, dentre outros prédios: A sede da COPEL S/A- Construções Projetos e Engenharia Limitada, a Igreja de São Benedito, o Colégio Antonio Nicola Padula, o Shopping Capivari, o primeiro de Campos do Jordão, o prédio onde está estabelecido o tradicional Restaurante Nevada, os hotéis Estoril e Bologna e o Edifício Jaguara.

 

 

 

Escolas - Fanfarra do Colégio - década 1960


Na década de 1960 a fanfarra do Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - C.E.E.N.E., desfilando na Av. Dr. Januário Miráglia quase em frente a Sede do Abernéssia Futebol Clube - A.F.C., provavelmente, numa solenidade cívica comemorativa ao dia 7 de setembro, Dia da nossa Independência.

No prédio mostrado, ainda existente até hoje, as propagandas do comércio nele estabelecido na época. Da esquerda para a direita: A Sapataria Urca, do saudoso Sr.Sebastião, ferrenho correligionário do P.S.P.- Partido Social Progressista, do Dr. Adhemar de Barros; a Decorações Anabela, de propriedade do Sr. Armando De Marco e do Filho Antonio Fernando De Marco que, ainda continua com esse estabelecimento, em outro local da mesma avenida, em belo prédio próprio; o Auto Elétrico do Elpídio, o Bar Alvorada do Sr. Troni e o Sindicato dos Empregados na Indústria, Construção Civil e Mobiliário de Campos do Jordão.

 

 

 

Politica - Campanha política - ano 1958


Foto do ano de 1958 quando da campanha política em prol dos candidatos, a prefeito Municipal - Dr. José Antonio Padovan e Mário Cola Francisco para vice-prefeito.

Na foto, da esquerda para a direita:Vereador Joaquim Corrêa Cintra, Sr. Feliciano, Gerente da Caixa Econômica Estadual, Julio Domingues Pereira, Victor Toledo, Vereador Shigueji Okamura, Prefeito Municipal, médico Dr. José Antonio Padovan (31/01/1959 a 31/12/1962), Olegário Frozino, Luiz Cesário Richieri, Jacy Andreoli, Miguel Lopes de Pina, não identificado, Benedito Eugenio de Oliveira, não identificado, Dr. Moacyr Padovan e Dr. Pedro Paulo Filho.

 

 

 

Pessoas - O tempo passa...


A foto, do ano de 1961 mostra jovens Jordanenses: Nelson Gonçalves Reis, Reymar Rodrigues Pinheiro, filho do casal Sr. Romeu Rodrigues Pinheiro, o famoso seu Zito da Livraria e Papelaria Pinheiro, a tradicional e saudosa Livraria dos Estudantes, e da Sra. Aparecida Pinheiro, mais conhecida como Dona Cida: Milton Gonçalves Reis, Édison Gonçalves Reis e primeiro, Nelson, filhos do casal Sr. José Alves dos Reis e Sra. Lourdes Gonçalves Reis; por último, o jovem Valter Fernandes Gonçalves, o Valtinho, filho do casal Sr. Victor Gonçalves e Dona Brígida, proprietários da famosa e tradicional Padaria e Confeitaria Santa Clara.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Reymar Rodrigues Pinheiro.

 

 

 

Famílias - Saudades...e a Ponte Pensil.


Foto do ano de 1952, tirada na famosa, charmosa, interessante e saudosa Ponte Pênsil que existia em frente ao Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade, situado na conhecida Volta Fria, posteriormente denominada Rua Felício Raymundo Neto. Essa ponte, construída no final da década de 1940, pelo Sr. Antonio Abrantes, sobre o Rio Capivari, ligava o trecho próximo da Estrada de Ferro Campos do Jordão, onde hoje está localizada a “Auto Elétrica Somi” ao Centro Espírita e a Volta Fria. Adultos e principalmente crianças, adoravam passar sobre essa Ponte Pênsil que balançava bastante, dando um friozinho na barriga. Sua travessia dava um leve toque de aventura. Saudades! das coisas boas que existiam em Campos do Jordão.

Na foto, da esquerda para a direita: Waldemar F. Rocha, Edmundo F. Rocha e Odete Pavan da Rocha.

OBS: Foto da autoria do saudoso amigo Orestes Mário Donato.

 

 

 

Pessoas - Integrantes da Igreja Metodista


No final da década de 1940, na Av. Dr. Januário Miráglia, trecho atualmente com o nome de Av. Frei Orestes Girardi, localizado em frente a Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, o caminhão da Companhia Imobiliária e Financeira - C.I.F., proprietária das terras e responsável pela venda de áreas de terreno no Loteamento Parque do Ferradura, carregado com pessoas integrantes da Igreja Metodista de Campos do Jordão.

Na foto, dentre muitos outros, preparados para uma excursão ao Parque Ferradura, ao centro, Sr. João Martins de Aguiar Filho e a esposa Maria José Randoli, a Zezé. Mais ao fundo, de terno escuro e chapéu, Normando da Fonseca Simões.

 

 

 

Famílias - Famílias - Rocha e Pinheiro


A foto do início da década de 1930, foi tirada em frente a linda, enorme e maravilhosa “Casa da Chácara”, de propriedade de Joaquim Ferreira da Rocha, um dos pioneiros de Campos do Jordão, a primeira casa de alvenaria de Vila Abernéssia, construída no ano de 1914.

Essa propriedade pertenceu a meu avô Joaquim Ferreira da Rocha até o ano de 1951 quando foi vendida para a Irmandade do Sagrado Coração de Jesus de São Paulo. No local está instalada a sede da ASSISO, Entidade Assistencial, situada nas proximidades do atual Supermercado Paratodos.

Na foto, na frente, da esquerda para a direita: os filhos de Floriano Rodrigues Pinheiro e Izabel Rocha Pinheiro: Jewel, Jair, Jayme, Arlete e Juvenal, o Daval, todos, Rocha Pinheiro.

Atrás, na mesma ordem: Maria Güttler Rocha, esposa do avô Joaquim F. Rocha, Idalina Ferreira da Rocha, Izabel Rocha Pinheiro e a filha Esther Rocha Pinheiro.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -