Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 22/03 a 28/03/2018

 

 

Pessoas - Emílio Ballion e a esposa Mariana


Uma foto história do dia 03 de maio de 1949 mostrando o saudoso Sr. Gontran Emílio Ballion e sua esposa Sra. Mariana, em frente a uma charrete, na Av. Dr. Januário Miráglia, em frente à Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão. O Sr. Emílio Ballion também veio para Campos do Jordão em busca do clima privilegiado para a cura da tuberculose. Curado preferiu continuar morando em Campos do Jordão onde tinha muitos amigos. Resolveu dedicar-se ao ramo do comércio hoteleiro e, durante muitos anos, foi o proprietário do tradicional e procurado “Hotel Brasil”, sediado na parte superior de um dos prédios do saudoso Próspero Olivetti, ao lado do tradicional “Palacete Olivetti”, também de propriedade da Família Olivetti, localizado em Vila Abernéssia, proximidades da nossa Praça da Bandeira.

Nesse mesmo prédio, na parte térrea, na década de 1950, bem na esquina da Rua Pereira Barreto com a Rua Brigadeiro Jordão, esteve sediado o tradicional e famoso Armazém de secos e molhados, “A Bandeirante”, de propriedade do saudoso Julio Domingues Pereira, o conhecido Julio da Bandeirante. Ao lado, na mesma época, estiveram sediados, a Casa Damas, com o ramo de bar e bilhares e o Banco da Lavoura de Minas Gerais que, alguns anos mais tarde, passou a ser o tradicional e famoso Banco Real, hoje extinto.

OBS: Foto gentilmente cedida pela amiga Cristina Ballion, filha do casal Emílio e Mariana Ballion.

 

 

 

Pessoas - Emílio Ballion e a filha Cristina


Uma foto histórica da década de 1970, mostrando o Sr. Gontran Emílio Ballion e sua filha Cristina Ballion, nas dependências do tradicional, famoso e saudoso Abernéssia Futebol Clube. Na oportunidade a filha Cristina recebia o diploma de conclusão do curso ginasial do CEENE - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão.

OBS: Foto gentilmente cedida pela amiga Cristina Ballion, filha do casal Emílio e Mariana Ballion.

 

 

 

Históricas - Café Terraço - 1958


Uma foto também histórica, do ano de 1958, mostrando o casal Gontran Emílio Ballion e a esposa Sra. Mariana, com amigas e uma criança, no aconchegante e primitivo “Café Terraço dos Lagos”, situado na Vila Natal, em Campos do Jordão. Essas instalações do Café Terraço, posteriormente, muito tempo depois, foram demolidas. No seu local foi construído um novo prédio e re-inaugurado com o mesmo nome de “Café Terraço” que permanece até os dias atuais, muito procurado por jordanenses e turistas, especialmente pela qualidade esmerada da sua gastronomia.

OBS: Foto gentilmente cedida pela amiga Cristina Ballion, filha do casal Emílio e Mariana Ballion.

 

 

 

Históricas - Praça da Bandeira 1950


Esta foto é do início da década de 1950 e mostra duas pessoas, infelizmente não identificadas, que estavam trabalhando na construção da escadaria de pedra que dá acesso da Rua Brigadeiro Jordão à Praça da Bandeira, o Jardim da Vila Abernéssia.

Ao fundo um dos tradicionais prédios de propriedade do saudoso Próspero Olivetti, localizado ao lado do tradicional “Palacete Olivetti”, também de propriedade da Família Olivetti, situado em Vila Abernéssia, proximidades da nossa Praça da Bandeira. Na parte superior o tradicional e procurado “Hotel Brasil” de propriedade do Sr. Gontran Emílio Ballion. Na parte térrea desse prédio, na década de 1950, bem na esquina da Rua Pereira Barreto com a Rua Brigadeiro Jordão, como mostra a foto, esteve sediado o tradicional e famoso Armazém de secos e molhados, “A Bandeirante”, de propriedade do saudoso Julio Domingues Pereira, o conhecido Julio da Bandeirante. Ao lado, na mesma época, estiveram sediados, a Casa Damas, com o ramo de bar e bilhares e o Banco da Lavoura de Minas Gerais que, alguns anos mais tarde, passou a ser o tradicional e famoso Banco Real, hoje extinto.

OBS: Foto gentilmente cedida pela amiga Cristina Ballion, filha do casal Emílio e Mariana Ballion.

 

 

 

Pessoas - Quatro amigas


Uma bela foto da década de 1960 mostrando, acredito, no Restaurante do Belvedere, localizado nos altos do Morro do Elefante, em Vila Capivari, em Campos do Jordão, quatro grandes amigas.

Na foto, da esquerda para a direita: A saudosa professora Cecília de Almeida Leite Murayama, professora de Inglês do nosso CEENE - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, vereadora e presidente da Câmara Municipal da cidade de São Bento do Sapucaí, membro da Academia de Letras de Campos do Jordão, esposa do também saudoso Dr. Shizuto José Murayama, Engenheiro da nossa Casa da Lavoura de Campos do Jordão durante a década de 1950; a querida Professora Maria José Ávila, mais conhecida como professora Zezé. Também professora do nosso CEENE, na cadeira de matemática, posteriormente poetisa e autora de três livros, artista plástica especializada na maravilhosa pintura com lápis de cor, membro da nossa Academia de Letras de Campos do Jordão; a saudosa Iracema Gonçalves Abrantes, pessoa que muito contribuiu para a história e cultura de Campos do Jordão, poetisa, autora de livros, também membro da nossa Academia de Letras de Campos do Jordão; à direita a grande amiga Maura Martins, pessoa pertencente a família tradicional que participou ativamente de muitos eventos e festividades realizadas em Campos do Jordão, durante as décadas de 1950 até 1970, atualmente residindo na cidade de Americana-SP..

 

 

 

Politica - Câmra Municipa - Década 1970


Foto da década de 1970 mostrando um momento da Câmara Municipal de Campos do Jordão.

Na foto, da esquerda para a direita: O vereador Lino Custódio da Silva, não identificado, o saudoso vereador Jesus de Carvalho, na época Presidente do Legislativo local, o Vereador Sylvio Pereira Moysés, na época, o vice-presidente da Câmara Municipal e outro não identificado.

 

 

 

Politica - Vereadores - Ano 1972


Foto do ano de 1972, mostrando o momento do jantar de alguns vereadores da Câmara Municipal de Campos do Jordão, legislatura de 1969 a 1972, acredito, que no Restaurante do Hotel Bologna de Campos do Jordão.

Na foto, da esquerda para a direita: Os vereadores - Armênio Soares Pereira, Carmem Astolfi, Jesus de Carvalho, Amadeu Carletti Junior, Julio da Silva, Pedro Paulo Filho e Clóvis Soares de Azevedo.

 

 

 

Pessoas - Senadinho - Década 1980


A foto da década de 1980 mostra um aspecto do saudoso “Cintra Restaurante”, mais conhecido como Senadinho de Campos do Jordão, ponto de encontro da sociedade jordanense e de muitos turistas assíduos freqüentadores de Campos do Jordão, de propriedade da tradicional Família Cintra e comandado pelos irmãos Aristides Corrêa Cintra e Daniel Corrêa Cintra.

Na foto, da esquerda para a direita: O garçom não identificado e os saudosos Aristides Corrêa Cintra, Guttemberg Queiroz Neves, o Gut, Agripino Lopes de Morais, Orlando Coelho da Silva, o conhecido Orlando português e a esposa Iara e um não identificado.

OBS: Foto gentilmente cedida pela saudosa amiga Ana, filha do Orlando Coelho da Silva.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -