Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 20/09 a 26/09/2013

 

 

Pessoas - Zézinho Cintra


Na foto da década de 1980, o saudoso José Corrêa Cintra, o conhecido seu Zezinho Cintra e a esposa Norma Costa Cintra.

José Corrêa Cintra, o quinto filho da numerosa e laboriosa Família Cintra, do Patriarca Sr. Aristides Lopo Cintra e da Matriarca D. Julia Theodorica Cintra, composta de onze filhos ilustres. D. Julia, a Matriarca da Família, depois do falecimento do marido, orientada e a pedido do filho Joaquim Corrêa Cintra que havia vindo morar em Campos do Jordão, em busca de tratamento de saúde, com os demais filhos, na década de 1940, também, aqui veio morar no ano de 1947. O filho Antônio Corrêa Cintra faleceu pouco tempo depois que chegaram a Campos do Jordão. Com dez filhos aqui permaneceu morando por toda sua vida. Os dez filhos por ordem de nascimento - Theodoro Corrêa Cintra, Joaquim Corrêa Cintra, Ângelo Corrêa Cintra, o Zico, Sebastião Corrêa Cintra, José Corrêa Cintra, Aristides Corrêa Cintra, Daniel Corrêa Cintra, Pedro Corrêa Cintra, Jonas Corrêa Cintra e a caçula da família, Maria de Lourdes Corrêa Cintra.

Seu Zezinho Cintra foi homem de muitas atividades aqui em Campos do Jordão. No início trabalhou no Bar e Restaurante Elite, atualmente “Senadinho”, de propriedade da Família Cintra desde os idos de 1947. Depois, por muitos anos e décadas, trabalhou com o irmão Joaquim Corrêa Cintra na importante Gráfica “A Cidade” que chegou a lançar o importante Jornal “A Cidade” que, durante muitos, foi o órgão da imprensa de Campos do Jordão, responsável pela divulgação da nossa história, cultura e principais notícias da cidade. Posteriormente, também por várias décadas, o Seu Zezinho Cintra foi o responsável pela importante e prestigiada Gráfica da SEA - Sociedade de Educação e Assistência - Frei Orestes Girardi, ensinando as artes gráficas às crianças amparadas pela importante Entidade.

Seu Zezinho Cintra foi homem de inúmeras e importantes atividades, sempre ligadas ao fortalecimento da história e da cultura de Campos do Jordão, valorizando as pessoas e divulgando o nome de nossa cidade muito além de nossas fronteiras.

Sempre, nas diversas e diversificadas atividades desenvolvidas pelo Seu Zezinho Cintra, tinha a seu lado, ajudando, colaborando e prestigiando seu valoroso trabalho, sua dedicada e valorosa esposa Norma.

Dentre as inúmeras atividades desempenhadas pelo Seu Zezinho Cintra, valorizando e enriquecendo o nome de Campos do Jordão, tendo a companhia da esposa, podemos destacar algumas que, jamais poderão ser esquecidas:

- Apresentações de programas de auditório nas dependências da SEA - Sociedade de Educação e Assistência - Frei Orestes Girardi e depois, no Salão da SEA, atualmente utilizado pela Câmara Municipal de Campos do Jordão. Esses programas eram muito apreciados por boa parte da população jordanense e tinham forte e grande audiência. Um deles, denominado “A garotada comanda”, foi apresentado pelo Seu Zezinho Cintra com o apoio e ajuda da esposa Norma, por mais de trinta anos. Esse programa evoluiu e, durante as apresentações, por muitos anos, foi muito concorrido o “Show de calouros”, dando oportunidade ao aparecimento de muitos valorosos cantores. Também foi muito importante o programa “Domingo alegre da juventude”, apresentado pelo Seu Zezinho Cintra, no Salão da SEA.

- Foi apresentador, praticamente oficial e insubstituível, de muitas solenidades cívicas, comemorativas do aniversário da cidade, ocorridas nos dias 29 de abril, do dia da Independência em 07 de setembro e, também, em desfiles carnavalescos.

- Foi apresentador prestigiado, dedicado e animado de inúmeros shows diversos e musicais, apresentados nas Sedes Sociais - do Abernéssia Futebol Clube, Círculo Operário de Campos do Jordão, Sociedade de Educação e Assistência - Frei Orestes, Cine Glória, Espaço Cultural Dr. Além e em alguns hospitais da cidade.

- Criou com apoio de sua esposa Norma, o Concurso de “Miss Bairro” que, infelizmente, depois de algumas edições, foi paralisado.

- Participou de várias apresentações teatrais, ao lado atores importantes de Campos do Jordão e da esposa Norma, realizadas no palco do nosso saudoso Cine Glória.

- Foi eficiente e dedicado apresentador de shows diversos realizados na Praça de Vila Capivari, especialmente, durante as realizações do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

- Foi o criador, incentivador e, durante muitos anos, animador e dedicado apresentador do Festival da Viola, criado no ano de 1979 e do FEMUCAR - Festival de Músicas Carnavalescas, sempre contando com a colaboração, incentivo e dedicação da esposa Norma. No ano de 2001, com a saúde muito comprometida, às duras penas, apresentou pela sua última vez, o Festival da Viola. Ele nos deixou, porém a semente do Festival, plantada com muito carinho, continua germinando, permanecendo produzindo seus frutos até os dias atuais.

- Foi, ainda, apresentador oficial de várias edições da nossa “Oktoberfest de Campos do Jordão”.

- Pertenceu ao Conselho Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, prestando relevantes serviços em prol da história e da cultura de Campos do Jordão.

- Foi o criador de incentivador do Concurso de Jardins junto à Prefeitura Municipal de Campos do Jordão onde, anualmente, uma equipe formada por pessoas entendidas e especializadas em jardins, percorriam grande quantidade de jardins de Campos do Jordão inscritos durante alguns meses do ano, para ver, registrar fotograficamente e decidir quais os melhores em diversas categorias. Dentre as categorias de jardins inscritos e julgados, durante esses concursos, podemos destacar: jardins comerciais, jardins de hotéis, jardins residenciais nas categorias - mini, pequenos, médios e grandes jardins. Em cada categoria era oferecido aos vencedores, um troféu com placa alusiva, entregue aos responsáveis pelos jardins, em cerimônia oficial, previamente marcada, realizada no salão do Cine Glória e Espaço Cultural Dr. Além. Também, nessas oportunidades, eram entregues medalhas aos jardineiros responsáveis pela criação e manutenção dos jardins. Nesse trabalho, sempre foi importante a colaboração, a dedicação, a competência e o incentivo de algumas pessoas muito importantes como: o próprio Seu Zezinho Cintra e a esposa Norma, D. Helena Marinho, D. Elza Mansur, a conhecida D. Elza da Avon, Maria Inês de Oliveira Nascimento Marinho, André Luiz Abrantes Cecília e muitas outras pessoas.

- Foi animador de inúmeras quermesses beneficentes realizadas para prestigiar e angariar fundos para as atividades assistências da Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus, da própria SEA e de algumas outras entidades assistenciais de Campos do Jordão.

- Foi, durante algum tempo, Secretário Adjunto de Turismo da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, tendo valorizado nosso turismo e a cidade.

- Foi grande colaborador e incentivador de muitas atividades e campanhas desenvolvidas através dos microfones da nossa saudosa Radioemissora de Campos do Jordão, a mais alta do Brasil, com seus 1.560 kilociclos.

- Foi, em inúmeras oportunidades, o apresentador oficial, o Mestre de Cerimônias da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.

- Foi ainda, vereador à Câmara Municipal de Campos do Jordão (01.01.1983 a 31.12.1988).

- Saudade!...muita saudade, eterna saudade do Seu Zezinho Cintra que, com certeza, além de insubstituível, faz muita falta em Campos do Jordão.

 

 

 

Históricas - Vila Abernéssia - 1946


Foto histórica do ano de 1946, mostrando, na antiga Av. Dr. Januário Miráglia, atualmente Av. Frei Orestes Girardi, em frente a Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, dois prédios ainda existentes. No prédio da esquerda, na época, estava estabelecida na parte térrea, a Loja de roupas e armarinhos do Sr. Husny Cury, a famosa “Casa Cury”. Posteriormente essa loja foi vendida e mantida, por vários anos, pelos saudosos D. Irene e o marido Sr. Alceu Góes. Na parte superior, nas duas oportunidades, era a residência dos proprietários da “Casa Cury”.

No prédio da direita, estava estabelecida, na época, a famosa “Casa Oriental”, do saudoso Sr. Jamil Pedro Zaiter. Nesse prédio, atualmente, está sediada a Livraria e Papelaria Oya que, durante muitos anos, foi comandada pelo saúdo Noboro Oya, o conhecido Carlos Oya. Atualmente é comandada pela sua filha Suemi. A Casa Oriental, depois de algum tempo, foi mudada para outro prédio, na mesma avenida, ao lado da saudosa Farmácia Santa Izabel, do farmacêutico Américo Richieri.

Na foto, à esquerda, Wolf e à direita, Otávio Lopes de Pina.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Miguel Lopes de Pina.

 

 

 

Esportes - Veteranos do Futebol - 1949


A foto do dia 16 de outubro de 1949, tirada no campo de futebol do Abernéssia Futebol Clube - AFC, atual Estádio Municipal “Benedito Vaz Dias”, mostra alguns jogadores da equipe juvenil do Abernéssia Futebol Clube - AFC., vencedora do campeonato realizado nesse ano.

Na foto, da esquerda para a direita: Gamela, Noé, Otávio Lopes de Pina, Carlos Pereira Alves, o conhecido Carlucho e Canhotinho.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Miguel Lopes de Pina.

 

 

 

Esportes - Assoc. Atlética Jaguaribe - 1950


Foto do início da década de 1950, tirada no campo de futebol pertencente à Associação Atlética Jaguaribe - AAJ, atualmente, Estádio Municipal Amadeu Carletti Junior, mostrando a equipe de futebol dos veteranos de Campos do Jordão.

Na foto, agachados, da esquerda para a direita: José De Luca, Shizuto José Murayama, Luiz Ribeiro do Valle, Romeu Negro, Joaquim Carioca.

Em pé, na mesma ordem: Amadeu José de Souza, o popular Amado, Miguel Lopes de Pina, Álvaro de Freitas Damas, Romeu, Gaspar, Noé e não identificado.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Miguel Lopes de Pina.

 

 

 

Politica - Sessão solene Câmara Municipal - 1960


Foto de importante reunião especial da Câmara Municipal de Campos do Jordão, da década de 1960, realizada no Salão da Sociedade de Educação e Assistência - Frei Orestes Girardi que, por coincidência, atualmente, é o local onde, há vários anos, está sediada a Câmara Municipal.

Na foto, da esquerda para a direita: Sr. Horácio Padovan, Sr. Benedito Alves da Silva, o conhecido Deloro, Sr. Ulisses Pessanha da Silva, Sr. Olegário Frozino, o médico Dr. José Antonio Padovan, prefeito municipal (01/01/1967 a 09/07/1975), vereadores - Jesus de Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Campos do Jordão (01.01.67 a 31.12.1967), Joaquim Corrêa Cintra, Arakaki Masakasu e Armênio Soares Pereira (mandato - 01.01.1964 a 31.12.1968).

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Miguel Lopes de Pina.

 

 

 

Famílias - Tio e sobrinho - 1950


Foto da década de 1950, provavelmente ano de 1964, durante festividade realizada na Sede Social do Abernéssia Futebol Clube - AFCF, mostrando, da esquerda para a direita os saudosos: Sr. Romeu Rodrigues Pinheiro, o conhecido Zito Pinheiro e a esposa D. Aparecida Pinheiro, a conhecida D. Cida, Sra. Izabel Rocha Pinheiro, a netinha Luciane Pinheiro Rosa e o marido Sr. Floriano Rodrigues Pinheiro, tio do Zito Pinheiro.

 

 

 

Escolas - Professoras cuidam do jardim do Colégio


No início da década de 1970, em frente ao prédio do Colégio Theodoro Corrêa Cintra, o conhecido T.C.C., situado na Vila Paulista, em Campos do Jordão, as nos intervalos entre aulas, as professoras Eunice de Melo e Anna Maria Barbosa, da cadeira de inglês, ajudando a embelezar o pequeno jardim existente em frente ao Colégio.

 

 

 

Famílias - Família Gonçalves da Silva


No início de década de 1930, uma foto histórica mostrando o Sr. Avelino Gonçalves da Silva e seus três filhos. Da esquerda para a direita, Léo Kókis, Santo e Irineu Gonçalves da Silva.
BR> O Sr. Avelino, sempre residente em Vila Jaguaribe, foi, durante várias décadas, foi pessoa importante e ligada à Companhia Industrial e Comercial de Campos do Jordão, a conhecida INCOS, responsável pela distribuição de materiais para construção para as principais obras construídas em Campos do Jordão, entre hotéis, sanatórios, comércio e residências.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Léo Kókis Gonçalves da Silva

 

 

 

Pessoas - Filho, pai e amigo


Foto da década de 1980 mostrando, da esquerda para a direita, os saudosos: Jair Rocha Pinheiro, seu pai Sr. Floriano Rodrigues Pinheiro e o Sr. Henry Jean Jacques Perroy.

 

 

 

Arquitetura - Prédio histórico permance até hoje


Foto histórica do início de década de 1940, mostrando o prédio existente na Av. Dr. Januário Miráglia, em Vila Abernéssia onde, na época, na parte térrea, estava estabelecida a famosa “Casa Paulista”, de propriedade do saudoso Sr. Atala Abib Ain que, durante muitas décadas, foi responsável pela venda de: peças para veículos, ferragens diversas, pregos, parafusos, arruelas e porcas, ferramentas, panelas, louças diversas, tintas, fogos de artifício, enfim, tudo que era possível colocar à disposição do público consumidor. Era difícil procurar alguma coisa que não estivesse dentro do estoque da Casa Paulista.

Na parte superior desse prédio, na época, estava estabelecida a Pensão Carioca para aqueles que vinham para Campos do Jordão em busca do clima, na tentativa da cura para a tuberculose. Na fachada do prédio duas placas importantes: uma delas informando que, no local, tirava-se Chapas - Raios X e a outra informando que no local existia um Laboratório de Análises Clínicas.

Na foto, dentre várias pessoas, o terceiro da esquerda para a direita, o Sr. Alfredo Mastrandréa que, durante muitos anos, com o irmão Sr. Mário Mastrandréa, foram os proprietários do famoso Salão Rex, com as atividades de barbearia e corte de cabelos, situada ao lado do prédio acima referido. O último à direita, com quase toda certeza, Emydio José Ferreira dos Santos, emérito e dos mais famosos esportistas de Campos do Jordão.

Esse prédio existe até hoje e sua parte térrea, ainda é utilizada comercialmente e, a parte superior, por um dos filhos do Sr. Atala Dib Ain, o amigo Issa Gomes Ain.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Miguel Lopes de Pina.

 

 

 

Festividades - Banda Sebastião Gomes Leitão


Foto da década de 1980 mostrando, no campo de futebol da Associação Atlética Jaguaribe - AAJ, a saudosa Banda Sebastião Gomes Leitão, organizada e mantida pela Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.

 

 

 

Festividades - Banda Sebastião Gomes Leitão


Na foto da década de 1990, a saudosa e já bem montada, articulada e uniformizada com muito carinho, a Banda Sebastião Gomes Leitão, organizada e mantida pela Prefeitura Municipal de Campos do Jordão. Na época, em frente ao saudoso Cine Glória, depois, Espaço Cultura Dr. Além, sob o comando do competente maestro Rui Osses, na foto, o primeiro da esquerda para a direita, na última fileira, de camisa clara.

No ano de 1996, depois das festividades comemorativas do 112º aniversário da Cidade de Campos do Jordão, no dia 29 de abril de 1996, enviei à Prefeitura Municipal da Estância de Campos do Jordão carta de elogio à Banda Musical Sebastião Gomes Leitão e ao seu Maestro Rui Osses. Abaixo transcrevo uma parte do trecho dessa carta:

“...como admirador e apreciador da música em geral, incluindo, especialmente as execuções através das Bandas Musicais que, sempre, nos trazem de volta o doce e agradável sabor da infância e da juventude, bem como a paz e a tranqüilidade das velhas e tradicionais Cidades do interior que, infelizmente, o ritmo acelerado do progresso esmagador e implacável, vem engolindo impiedosamente, venho pela presente, expressar o meu mais puro e sincero elogio a V.Sa.e a todos os dignos integrantes dessa BANDA MUSICAL “SEBASTIÃO GOMES LEITÃO”. Essa Corporação Musical, tão bem dirigida por V.Sa., está de parabéns, mostrando sua capacidade de aperfeiçoa mento e seriedade em seu trabalho.

Sem nunca esquecer o mérito de todos aqueles que deram também, um pouco de si, especialmente na sua fase inicial e de formação dessa Banda Musical, gostaríamos de dizer, carinhosa e respeitosamente, com a permissão de V.Sa. e de todos os integrantes dessa Corporação Musical que, A NOSSA “BANDINHA” nunca esteve tão bonita, alinhada, elegante e afinada como agora.

Rogo a Deus que dê a V.Sa. e a todos os componentes dessa Banda, muita coragem, saúde, ânimo e perseverança, para seguir em frente, de cabeça erguida, procurando cada vez mais o aperfeiçoamento e o aprimoramento. Somente com muito trabalho sério e dedicação, como demonstrado por V.Sas. durante todos esses anos que, sabemos, não foram somente navegados em mares tranqüilos e calmos é que se alcança o topo da Glória e do Sucesso.

Parabéns Banda Musical "Sebastião Gomes Leitão" de Campos do Jordão, progridam muito, elevem o nome da nossa Cidade e levem-no a todos os rincões de nossa Pátria, mostrando que, além da nossa topografia, paisagem maravilhosa e invejável, clima especial e privilegiado, também temos uma Grande Banda Musical.”

Infelizmente, pouco tempo depois, essa Banda Musical foi extinta.

Dentre muitos componentes da maravilhosa Banda, na segunda fileira, debaixo para cima, o quarto da esquerda para a direita, o grande trompetista Daniel Estevão que continua apresentando shows musicais em hotéis, restaurantes e festividades em Campos do Jordão e Vale do Paraíba.

 

 

 

Transportes - Veículos da Prefeitura - 1960


Foto do início da década de 1960 mostrando, durante a administração do Prefeito Municipal Miguel Lopes de Pina (01/01/1963 a 31/12/1966), nas dependências do antigo almoxarifado da Prefeitura Municipal da Estância de Campos do Jordão, três veículos pertencentes à sua reduzida frota.

À esquerda um caminhão da marca Chevrolet, de carroceria basculante, utilizado nos serviços de transporte de terra, entulhos e pedras: ao centro o antigo e tradicional Rolo Compressor, da marca Huber Warco, utilizado nos serviços de asfaltamento e consertos de ruas e avenidas da cidade e à direita, o veículo especial utilizado para a coleta de lixo domiciliar em toda cidade.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Miguel Lopes de Pina.

 

 

 

Transportes - Veículo da Prefeitura - 1960


Foto do início da década de 1960 mostrando, durante a administração do Prefeito Municipal Miguel Lopes de Pina (01/01/1963 a 31/12/1966), em frente da Praça da Bandeira, o Jardim de Vila Abernéssia, ao lado da antiga Cooperativa de Consumo de Campos do Jordão, o veículo pertencente à reduzida frota da Prefeitura Municipal da Estância de Campos do Jordão, conhecido como caminhão tanque, da marca Ford, utilizado para abastecimento de água em situações de emergência, inclusive, em serviços de combate a pequenos incêndios, atualmente, prestados com eficiência pelos nossos dedicados bombeiros.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Miguel Lopes de Pina.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -