Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 19/07 a 25/07/2013

 

 

Esportes - Basquetebol - década 1940


Foto da final da década de 1940, mostrando a seleção de Basquetebol de Campos do Jordão, na quadra existente nas proximidades do Parque dos Cedros, em Vila Abernéssia.

Na foto, agachados, da esquerda para a direita: Não identificado, Célio Duval Motta e Paulo Rios.

Em pé, na mesma ordem: Alberto Gonçalves, o Alberto da Padaria Santa Clara, também conhecido como Tucano e Armando Ladeira.

 

 

 

Esportes - Grêmio Estudantil - década 1960


No início da década de 1960, na antiga quadra de cimento existente no mesmo local onde hoje está sediado o nosso Ginásio Esportivo “Armando Ladeira”, a gloriosa e excelente Equipe de basquetebol e voleibol do saudoso Grêmio Estudantil Jordanense, do nosso CEENE - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão.

Agachados, da esquerda para a direita: Condelac Chaves de Andrade, o Condinho, João Dirou Miura, Eduardo Neme Nejar, o Dudu e Shintaro Miura.

Em pé, na mesma ordem: José Marcos Martins, o Marcão, Técnico e Juiz, João Antonio Pereira de Castro, Homero Godliauskas Zen, o Homerão, Nelson Ladeira Efraim Diniz e Lincoln Parra Vasquez.

 

 

 

Escolas - Formatura - 1965


No ano de 1965, cerimônia de formatura dos alunos do Curso Normal do Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, realizada no famoso e saudoso Salão Nobre do Colégio.

Na foto, da esquerda para a direita: A aluna Aparecida Célia Bustamante, recebendo seu diploma e cumprimentos dos médicos Drs. Fausto Bueno de Arruda Camargo e Samuel Barbosa da Costa. Um pouco ao fundo o Secretário do Colégio Pedro Corrêa Cintra.

Na seqüência, à direita: Hanaud de Almeida Ramos, professora Anna Maria de Toledo Barbosa, da cadeira de Inglês, vereador Amadeu Carletti Junior e professor João Gualberto Mafra Machado, Diretor do Colégio Estadual.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Antonio Marmo de Oliveira Nascimento.

 

 

 

Escolas - Formatura - 1962


No ano de 1962, cerimônia de formatura dos alunos do Curso Ginasial do Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, realizada no famoso e saudoso Salão Nobre do Colégio.

Na foto, da esquerda para a direita: professora Germânia Margoni, da cadeira de música e canto orfeônico, não identificado e professor Wilson Antonio Amato, das cadeiras de Ciências, Biologia e Química entregando o diploma para a aluna Aparecida Célia Bustamante.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Antonio Marmo de Oliveira Nascimento.

 

 

 

Festividades - Festa do Pinhão - 1962


No ano de 1962, durante as festividades da Festa do Pinhão, a linda princesa Aparecida Célia Bustamante, encantou com sua voz, todos que puderam participar do Baile realizado no Grill Rom - Boate do Grande Hotel de Campos do Jordão.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Antonio Marmo de Oliveira Nascimento.

 

 

 

Pessoas - O Delegado poeta


Na década de 1960, Marino Vieira de Novaes, o conhecido Marino, do Escritório Comercial de Contabilidade - MP - Moacy Padovan, recebe em sua casa o grande amigo e Delegado de Polícia de Campos do Jordão, o saudoso escritor e poeta Benedito Dalmo Florence que, dentre outras coisas, fica maravilhado com os LPs (Long Plays) da coleção do amigo Marino.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo saudoso amigo Eduardo Neme Nejar, o Dudu.

 

 

 

Pessoas - Mané do ouro


Na década de 2000, durante almoço de confraternização, realizado no Salão de Festas da Loja Maçônica “Cônego Januário da Cunha Barbosa”, de Campos do Jordão, os grandes e inseparáveis amigos: Romeu Gobbo e o saudoso Manoel dos Santos, o conhecido Mané do Ouro, grande esportista, juiz de futebol que, inclusive, foi o árbitro que apitou a primeira partida oficial em que o famoso Édison Arantes do Nascimento, o Pelé, o Rei do Futebol, participou oficialmente, na Cidade de Santos-SP..

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Romeu Gobbo.

 

 

 

Pessoas - Marteletto


Na foto da década de 1950, o casal: Angelina da Silva Marteletto e o marido Waldomiro Marteletto. O Marteletto, durante muito anos, foi fiscal sanitário do Centro de Saúde de Campos do Jordão e, paralelamente, motorista de praça (táxi) do Ponto Elite, localizado em Vila Abernéssia, em Campos do Jordão.

OBS: Foto gentilmente cedida pela amiga Lucy Mara Reusing.

 

 

 

Esportes - Carlos Oya - homenagem


No início da década de 1980, no campo de futebol do Estádio Municipal “Benedito Vaz Filho”, situado em Vila Abernéssia, esportistas jordanense entregam uma placa de prata em reconhecimento aos serviços prestados ao esporte de Campos do Jordão pelo grande Noboro Oya, o conhecido Carlos Oya.

Na foto, da esquerda para a direita: Manoel dos Santos, o conhecido Mané do Ouro, grande esportista, juiz de futebol que, inclusive, foi o árbitro que apitou a primeira partida oficial em que o famoso Édison Arantes do Nascimento, o Pelé, o Rei do Futebol, participou oficialmente, na Cidade de Santos-SP.; Cantídio Pereira de Castro, conhecido carinhosamente como Baiano, grande Abernéssiano que dava a vida pelo Clube e por suas equipes de futebol. Experiente e dedicado funcionário do nosso Centro de Saúde Dr. Silvestre Ribeiro, onde prestou relevantes serviços até sua aposentadoria. Dedicado e competente massagista que acompanhou as equipes de futebol do Abernéssia Futebol Clube durante várias décadas, de maneira totalmente gratuita, tendo prestado serviço eficiente, rápido e imprescindível para atendimento de atletas lesionados durante as partidas de futebol, nunca deixando de, também, prestar serviço aos atletas das equipes adversas, sempre que necessário; Noboro Oya, o Carlos Oya, o homenageado; Paulo Antenor de Souza, o conhecido Paulo Viola, grande esportista, um dos maiores jogadores de futebol que já passaram por Campos do Jordão; o vereador Lydio Benedito de Toledo e o dedicado Oscar Rodrigues Coletta, importante comerciante de Vila Capivari e grande incentivador do nosso futebol.

 

 

 

Escolas - Amigas do CEENE - 1970


Foto do final da década de 1960 um grande encontro de amigas do Colégio e Escola Normal de Campos do Jordão - CEENE.

Na foto, da esquerda para a direita: Margareth Serruotti Gizzi, Leila Fonseca, Ângela Eduviges Canossa, Maria Martha Gomes de Almeida Ramos, a Tatinha, Ana Célia Miravetti Damas, Maria Emília Padula, a Mila e Virgínia Hortênsia Bissoli.

 

 

 

Pessoas - Casamento - década de 1930


Na década de 1930, durante a cerimônia de casamento dos nubentes Pedro Alves Pereira, o conhecido Pedro do Belizário Alves Pereira e Ruth Alves Pereira, filha de criação do casal Simão Cirineu Saraiva e Brasília Maria de Lourdes Saraiva.

Na foto, da esquerda para a direita: Não identificado, Sr. João Pedro Abitante, importante construtor de Campos do Jordão, Patriarca da importante e laboriosa Família Abitante de Campos do Jordão, casado com D. Palmyra Abitante; Sr. Herculano Pestana, grande pintor de residências e comércio de Campos do Jordão, exímio e conceituado músico, hábil saxofonista que abrilhantou muitos bailes no Campos do Jordão Futebol Clube, Circulo Operário de Campos do Jordão e diversos outros clubes e mais dois não identificados. O noivo, Pedro Alves Pereira, está agachado à frente dos demais amigos. OBS: Foto gentilmente cedida pela amiga Guiomar Abitante.

 

 

 

Históricas - Correios - década 1950


A foto da década de 1950 mostra, funcionários uniformizados, da segunda Agência do “Correios e Telégrafos” de Campos do Jordão. Essa Agência ficava no mesmo local onde, posteriormente, foi construído o Posto Texaco de combustíveis, inicialmente de propriedade da INCOS - Companhia Industrial e Comercial de Campos do Jordão, distribuidora de materiais para construções. Posteriormente, assumiu a propriedade o Sr. Durval Marques Rosa e, em seguida, Esther Rocha Pinheiro e Juvenal Rocha Pinheiro, o conhecido Daval. Ficava ao lado do tradicional Pensionato Maria Auxiliadora.

Na foto, da esquerda para a direita: Não identificado, Antonio Reis, Cecília Nagib, Vicentina Pereira, Não identificada, não identificado, Silvério Rios, Simão Cerineu Saraiva, Normando da Fonseca Simões e Olympio Muller.

 

 

 

Históricas - Posto de combustíveis - 1940


Antigo Posto de Combustíveis “Anglo-Mexicana” de propriedade de O.L.Cardoso & Cia. (Orivaldo Lima Cardoso), também, um dos principais idealizadores e principal proprietário da antiga, famosa, saudosa e pioneira casa de materiais de construção de Campos do Jordão, INCOS – Companhia Industrial e Comercial, responsável pela distribuição e abastecimento da construção civil local, durante muitas décadas. Grande maioria das casas, prédios, sanatórios e hotéis de Campos do Jordão foram construídos por engenheiros e empreiteiros diversos, que utilizaram em suas construções os materiais fornecidos pela conhecida INCOS, de Vila Jaguaribe. Esta foto, da década de 1940, acredito, mostra o momento da inauguração do antigo Posto de Combustíveis “Anglo Mexicana”, porém, infelizmente, não conseguimos identificar qualquer das pessoas que aparecem à sua frente.

Na foto do final da década de 1940, o pequeno posto de combustíveis que, com os mesmos proprietários, permaneceu até meados da década de 1950. Posteriormente foi vendido e, nesse mesmo local, além do Posto, passou a abrigar a Agência Ford de Vila Jaguaribe, de propriedade da Família Mudat, de São José dos Campos. Estava situado no local onde hoje está sediada a Igreja Universal, bem em frente à ponte existente em Vila Jaguaribe, nas proximidades da antiga Oficina Mecânica do ZECA e da Auto Funilaria do Marinho.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo saudoso amigo Eduardo Neme Nejar, o Dudu.

 

 

 

Históricas - Vila Capivari - 1930


Foto primitiva da região central da Vila Capivari na década de 1930. Na foto, à esquerda, a antiga e primeira Igreja de Vila Capivari, a princípio, denominada Igreja de Santa Terezinha, considerando que nessa época ainda não existia a nossa Igreja Matriz de Vila Abernéssia que passou a ter esse nome. A Igreja de Vila Capivari, construída no ano de 1929, posteriormente demolida no ano de 1940, deu lugar à atual Igreja de São Benedito, construída exatamente no mesmo local.

O local da foto é o que chamo de: O famoso triângulo das “Bermudas” formando o centrinho da Vila Capivari. À direita, parte do antigo prédio onde, inicialmente, esteve estabelecido o Armazém do Sr. Luiz Damas, posteriormente a Casa Pedro Paulo, o Empório São Paulo, a Loja de Decorações Henry Matarasso, posteriormente Malú Decorações, situado no mesmo local da moderna e bela Loja da Malú Decorações. Bem à direita, a casa onde foi estabelecido o primeiro Fotógrafo de Campos do Jordão, na década de 1930, Sr. Josias, posteriormente de propriedade dos Drs. Élbio Camillo e seu sogro Dr. João Toniolo, situada no local onde hoje está sediado o tradicional, admirado e procurado “Boulevard Genéve”, ponto de encontro de grande parte dos turistas que freqüentam Campos do Jordão.

Na foto, da esquerda para a direita: dois não identificados e o saudoso Sr. José Félix da Silva, o Sr. Zé Félix como era muito conhecido, foi um grande profissional ligado à área da arte na pintura da construção civil de Campos do Jordão. Durante várias décadas, ele e a equipe de experientes pintores, foram os responsáveis pela pintura de inúmeras residências e prédios comerciais de Campos do Jordão. Trabalhou nesses serviços desde a década de 1940 até a década de 1970, época em que os pintores, sabiam e eram obrigados a preparar diversos tipos de tintas, com inúmeras tonalidades, misturando vários materiais e diversas pigmentações. Nessa época, ainda não existiam as tintas prontas e já preparadas, como hoje encontramos em qualquer loja especializada.

OBS: Foto gentilmente cedida pela amiga Lucy Mara Reusing.

 

 

 

E.F.C.J. - Estação de V. Abernéssia - 1930


Uma bela foto mostrando, parte da antiga Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, no final da década de 1930, também, junto à plataforma da Estação, no momento do embarque, um dos tradicionais e saudosos bondes de passageiros, revestido externamente de madeira, que, normalmente, faziam as viagens do trajeto entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão e vice-versa. Atrás do Bonde, um pequeno reboque que, acredito, era utilizado para transporte do pessoal ligado à administração da ferrovia.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -