Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

Álbum - Almanaque Histórico de Campos do Jordão

1720 ~ 1948

 

Este maravilhoso e importante “Álbum - Almanaque histórico de Campos do Jordão”, organizado por CONDELAC CHAVES DE ANDRADE, é o primeiro registrando os fatos mais importantes da história de Campos do Jordão.

 

Como diz, na apresentação do Almanaque, o próprio Condelac, como era mais conhecido: “Não me deixando levar pela imaginação nem pelo sentimentalismo, tudo fiz para não produzir uma obra de fancaria, valendo-me, somente, de documentos e de fatos plenamente comprovados. Assim é que, quem, realmente, está integrado na vida da nossa terra, ou por ela fez algo de bom e de útil, figura neste Álbum com o realce proporcional ao mérito. Entretanto, é bem possível que haja omissão de somenos importância, que em nada afeta o maior ou menor valor desta despretensiosa obra.”

 

Condelac Chaves de Andrade foi pessoa que muito valorizou nossa cultura e preservou os primórdios da nossa história de maneira espetacular. Com seu trabalho possibilitou, a todos que vieram posteriormente, o conhecimento dos principais fatos históricos dos Campos do Jordão, dando-nos um presente inédito e valioso e grande oportunidade e ponto de partida para futuras gerações.

 

Seu trabalho é de suma importância para todos aqueles interessados que, de alguma forma, venham a se interessar pela continuidade do trabalho iniciado, passando a registrar os fatos importantes de cada época da nossa história. Seu trabalho foi, com certeza, o grande ponto de partida para que o nosso atual e mais completo historiador de Campos do Jordão, Pedro Paulo Filho, pudesse escrever o seu importante e magistral livro, um compêndio de 782 páginas,  “História de Campos do Jordão” - Editora Santuário - 1986.

 

Condelac Chaves de Andrade foi casado com a Sra. Dulce Chaves de Andrade, minha primeira professora do Grupo Escolar Municipal Rio Branco, atual Escola de Primeiro Grau Monsenhor José Vita, situada ali no começo da Vila Ferraz. Foi a professora Dulce que me ensinou a  ler e a escrever.

 

O casal Chaves de Andrade teve oito filhos, a grande maioria, meus amigos de infância, de escola e contemporâneos do curso ginasial. Pela ordem de nascimento, os filhos do casal são: 1- Condelac Bueno Chaves; 2 - Ana Maria Chaves de Andrade; 3 - Márcio Chaves de Andrade; 4 - José Adriano Chaves de Andrade; 5 - Márcia Chaves de Andrade; 6 - Dulce Rita Chaves de Andrade; 7 - Jordão Chaves de Andrade; 8 - Lyria Chaves de Andrade. Infelizmente, os dois primeiros já não estão entre nós.

 

Condelac Chaves de Andrade fez parte da nossa história e da nossa cultura. Merece ser lembrado eternamente e não pode ser esquecido jamais.

 

Nesse Álbum que, Condelac denominou de “Almanaque Histórico de Campos do Jordão”, foram abordados, dentre vários aspectos, os seguintes e principais temas:

- O desbravamento;

- Os Campos do Jordão;

- A Vila de São Matheus do Imbiri;

- Os bangüês e as liteiras;

- A Vila Jaguaribe;

- A demarcação judicial da Fazenda Natal;

- A Estrada de Ferro Campos do Jordão;

- A Vila Nova - A Vila Abernéssia;

- A Vila Capivari;

- O Distrito Policial;

- O Distrito de paz;

- A primeira eleição;

- A Sub-prefeitura;

- A Prefeitura Sanitária;

- Os Prefeitos;

- Divisão Judiciária;

- Geografia;

- Religião;

- Instrução pública;

- Arte e Literatura;

- Rádio;

- Jornalismo;

- O Horto Florestal;

- A Fazenda Baú;

- A Fazenda Correntinos;

- A Água Santa;

- A Pedra do Baú;

- Esportes;

- O Serviço Sanitário;

- O Corpo Clínico;

- Obras de Assistência Social;

- Hospital de Campos do Jordão Dr. Adhemar de Barros;

- O Clima;

- Climatoterapia.

 

Deixo aqui meu mais profundo, sincero e necessário agradecimento aos filhos do saudoso amigo Sr. Condelac Chaves de Andrade, como disse inicialmente, a grande maioria, meus amigos de infância, de escola e contemporâneos do curso ginasial, pela generosidade e valoroso desprendimento em autorizar a publicação neste site, a íntegra desse magistral “Álbum - Almanaque histórico de Campos do Jordão”. Com certeza, passará a estar, sempre, disponível e atual, beneficiando a todos que procurem estudar e continuar registrando a história e a cultura de Campos do Jordão, atingindo a finalidade preconizada pelo seu autor, conseguindo “tornar ainda mais conhecido, este ‘Altar da solidariedade humana’ que é a nossa terra.”

Folheie aqui o Almanaque

Edmundo Ferreira da Rocha - 23/01/2014

 

 

 

- Campos do Jordão Cultura -