Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

Culinária das Montanhas.

 

Strogonoff de carne com pinhão assado, do Edmundo

Strogonoff de carne com pinhão assado - Receita do Edmundo Rocha

 

 

O PINHÃO ASSADO

Sem querer glórias, porém, nas pesquisas que tenho feito, com pratos enriquecidos com pinhão, entendo que esta é uma das primeiras receitas elaboradas com pinhão assado, em substituição ao pinhão tradicionalmente cozido. Normalmente, só comemos pinhões assados em sapecadas feitas no mato, nos locais onde os pinhões são colhidos e assados em fogueiras feitas com as garras ou grimpas (ramas) do próprio pinheiro, delícia inesquecível; ou assados em chapas dos fogões movidos à lenha ou em pequenas chapas de ferro. Pinhões assados, depois de descascados, ficam bem clarinhos, muito mais bonitos e vistosos, dando aos pratos com ele preparados, um visual bem mais requintado, diferentemente dos pinhões cozidos que adquirem parte da coloração avermelhada das cascas e da película existente entre as mesmas e os pinhões propriamente ditos


Ingredientes:



• 02 quilos de alcatra bovino, bem limpo, cortado em tirinhas
• 01 quilo de pinhão assado, já descascado e limpo
• 03 cebolas bem picadas
• 100 ml de azeite de oliva
• 150 ml de molho inglês
• 150 gr de catchup
• ¾ de litro de creme de leite, preferencialmente fresco
• 02 cubinhos de caldo de carne
• Tempero de sal com alho a gosto
• Uma colher de sopa bem cheia, de amido de milho (maisena)


Modo de Preparo:



O PINHÃO ASSADO

Coloque numa panela, preferencialmente de ferro, aproximadamente um quilo e meio de pinhão com casca e coloque na chama do fogão a gás e, com uma colher de pau, vá virando os pinhões com bastante freqüência, evitando que se queimem. Quando perceber que a panela está bem quente abaixe o fogo, continuando mexendo os pinhões. Quando perceber que todos os pinhões já adquiriram uma tonalidade quase queimada, retire a panela do fogo. Imediatamente, já com uma tábua previamente em cima de alguma mesa e com um martelo, preferencialmente de madeira, vá batendo nos pinhões até que as cascas se rompam e vá retirando os pinhões das cascas, colocando-os numa vasilha, até conseguir descascar todos pinhões e reserve.

OBS: É importante que as cascas dos pinhões sejam retiradas enquanto estiverem bem quentes. Isto facilita a retirada das cascas e evita que fiquem com aquelas películas meio avermelhadas grudadas nos pinhões.

O STROGONOFF

Coloque azeite numa panela grande, onde vai ser preparado todo o strogonoff e deixe aquecer. Em seguida coloque a carne já temperada com sal com alho e deixe fritar um pouco.Desligue o fogo e reserve.

Num outra panela menor, coloque um pouco mais de azeite e frite a cebola picada.

Numa vasilha à parte, misture ao catchup e o molho inglês.

Recoloque a panela maior no fogo e acrescente a cebola já frita, o molho inglês e catchup já misturados, os cubinhos de caldo de carne e, quando começar a ferver, acrescente os pinhões assados, inteiros ou fatiados (a gosto), o creme de leite e vá mexendo evitando talhar. Se não ficar suficientemente cremoso, acrescente o amido de milho (maisena) dissolvido em um pouco de leite ou água e mexa até engrossar um pouco mais.

Sirva com arroz branco ou arroz feito com colorau, açafrão ou cúrcuma (falso açafrão) e batatas palha.

Esta receita serve bem oito pessoas ou mais

Edmundo Ferreira da Rocha: 20 de junho de 2009

 

Voltar

 

 

 

 

- Campos do Jordão Cultura -