Pinheiros de Campos do Jordão - Imagens noturnas e crepúsculos.


Pinheiros de Campos do Jordão - Imagens noturnas e crepúsculos.

No entardecer de Campos do Jordão, durante o momento crepuscular, um magnífico exemplar de pinheiro (araucária angustifólia ou araucária brasiliensis) valorizado pelos raios solares que se despedem no final do dia, destacando e dando uma beleza quase indescritível para sua linda copa. Esse pinheiro está localizado na área pertencente ao nosso Auditório “Cláudio Santoro”, onde são realizadas, anualmente, as apresentações do nosso tradicional “Festival de Inverno de Campos do Jordão”.

ARAUCÁRIA, NOSSO PINHEIRO QUERIDO

“Araucária Angustifólia” ou “Araucária Brasiliensis” como costumo dizer, é o nome científico do nosso querido e grandioso pinheiro do “Paraná”.

Pinheiro que adorna as montanhas dos Campos do Jordão.

Pinheiro que, de noite ou de dia, se impõe pela sua exuberância, porte elegante e majestade, sempre levantando brindes à vida com sua taça de esmeralda voltada para o céu.

Pinheiro que, com seus galhos lembrando braços abertos, recepciona o povo desta cidade e os turistas que nos visitam, com muito carinho e beleza.

Pinheiro que, ao nascer do dia, antepõe-se ao Sol para nos dar a proteção necessária ao calor e à luz exagerada e prejudicial à saúde, liberando aquela estritamente necessária.

Pinheiro que enfeita nossa paisagem de montanhas magníficas com tanta graciosidade e porte majestoso.

Pinheiro que, nas tardes límpidas e tranqüilas do final dos dias, contrapõe-se ao Sol do crepúsculo no horizonte para, com sua silhueta indispensável, dar o contraste necessário na composição da coloração multicor dos últimos raios solares que, furtivamente, escapam por detrás de seus galhos, das nuvens e das montanhas deste verdadeiro paraíso terrestre.

 

 

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -