Bairro dos Mellos


Bairro dos Mellos

Em 1873, Joaquim Wenceslau Mello e Abelardo Mello adquiriram as terras virgens da região, distante 15 km do centro urbano do Município.

Vinham de Itajubá, e ali se fixaram com mais 10 famílias, e entre elas, Benedito de Bento Alves, que, depois adquiriu parte das terras de Joaquim e Abelardo. Daí, o povo começou a chamar o local de bairro dos Mellos.

Em 1910, o bairro dos Mellos foi um grande centro de produção agrícola, fornecendo milho, feijão, batata, fumo, tomate e cenoura para o Vale do Paraíba, e, daí, para o Rio de Janeiro.

Depois de 1910, com o advento da E. F. Campos do Jordão, o bairro passou a abastecer Campos do Jordão, e, a partir de 1940, os estabelecimentos sanatoriais.

Devido à concorrência com outras regiões agrícolas, a partir de 1980, iniciou-se o êxodo da população do bairro, à falta de mercado.

Atualmente, a sua agricultura é de subsistência, e já se constroem ali inúmeras casas de veraneio - é que o sossego e a paisagem rústica começam a atrair turistas. O bairro é servido por escola e seu acesso se faz pela rodovia SP-50.

OBS: Do livro Hitória de Campos do Jordão - Pedro Paulo Filho - Editora Santuário - 1986 - página 568

Na sequência de fotos faremos um lindo passeio para conhecer o lindo e aconchegante Empório dos Mellos, recentemente inaugurado, para servir e valorizar o Bairro.

 

 

 

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -