Radioemissora - Aniversário - 1949


Radioemissora - Aniversário - 1949 - FS408 - 05

Aviso/Propaganda publicado no saudoso Jornal “A Cidade” do dia 11 de setembro do ano de 1949, com os seguintes dizeres: A Rádio Emissora local - Z.Y.L.6. completa o seu 2º aniversário - Não poderíamos deixar sem registro, o segundo aniversário da Rádio Emissora local, ocorrido a 7 do corrente. - Dois anos faz que as ondas hertezianas transmitem o esforço desses moços que tornaram possível essa grande conquista em nossa terra. Seríamos insinceros se disséssemos tratar-se de uma estação de rádio perfeita, porém, o seríamos se não viéssemos a publico reconhecer o poder da vontade, o espírito de luta que tem caracterizados todos aqueles que emprestaram o seu concurso para o sempre crescente progresso da nossa emissora.
Dois anos no ar, sem interrupção, numa cidade do interior, lutando com toda sorte de dificuldades, a começar pelos programas de estúdio, para os quais há enorme dificuldade de elementos e já alguma cousa digna de nota. Isto quer dizer que a etapa mais difícil foi vencida. Agora é só uma questão de tempo. Os alicerces estão sólidos. Felicitamos os pioneiros Luiz Pereira da Silva Filho, Silvio Santa Clara, esse incansável Silvio, o verdadeiro idealista do Rádio, Agripino Moraes, Dinoah Carvalho e seu conjunto, Renato Guimarães com suas esportividades, Mário Fernandes e muitos outros, que seria ocioso enumerar. Propositalmente não enumeramos entre os pioneiros do Rádio o nome de Carlos Barreto, esse exótico eremita de “Água Furtada”.
Carlos Barreto é um capítulo especial da Rádio Emissora. Em verdade, ele é o prólogo de todas as iniciativas de arte desta terra. No próximo número (a seguir transcrito) faremos referência aos seus programas radiofônicos.

HISTÓRICO - Propagandas antigas publicadas em exemplares do Jornal “A Cidade” de Campos do Jordão.

Atualmente é comum recebermos em nossos computadores e-mails encaminhando vários trabalhos elaborados, com muito amor e carinho, demonstrando pesquisa acentuada na história de nossa propaganda comercial através dos tempos. Trabalhos memoráveis mostram propagandas antigas, elaboradas há mais de setenta anos, especialmente utilizadas em jornais, revistas e periódicos, que serviram, também, para a elaboração de diversos jingles publicitários veiculados pelas principais radioemissoras de todo o país e, posteriormente, pelas nossas principais emissoras de televisão.

O município de Campos do Jordão não poderia ficar alheio a essa história das propagandas comerciais antigas. Claro que as propagandas antigas produzidas aqui em Campos do Jordão são simples, porém, também feitas com muito amor e carinho.

Pesquisando no saudoso e magnífico Jornal “A CIDADE” de Campos do Jordão, cujo idealizador e criador, mantenedor e Diretor Responsável foi o saudoso Joaquim Corrêa Cintra. Ele foi uma das pessoas mais importantes que já passaram por Campos do Jordão. Grande amante da nossa cidade deu a sua vida e o seu sangue em prol do desenvolvimento e progresso da sua Cidade. Desempenhou inúmeras atividades importantes em Campos do Jordão. O Jornal “A Cidade” teve seu primeiro número publicado em 06 de março de 1949 e seu último número publicado em 10 de dezembro de 1972, devido ao falecimento do seu idealizador Joaquim Corrêa Cintra, ocorrido em 30 de novembro de 1972.

As pesquisas cujos artigos/propagandas comerciais interessantes, mostradas a seguir, foram publicadas em edições do Jornal “A Cidade”, encontradas em exemplares de diversos anos, pertencentes à nossa Biblioteca Municipal Professor “Harry Mauritz Lewin”, gentilmente colocados à minha disposição e apreciação pelo grande amigo e Secretário da Cultura de Campos do Jordão Benilson Toniolo.

São propagandas comerciais de estabelecimentos que foram famosos e prestaram relevantes serviços para Campos do Jordão, especialmente, durante as décadas de 1940, 1950, 1960 que, infelizmente, já não existem mais. As pessoas que aqui viveram ou freqüentaram a cidade, durante esse tempo memorável, com certeza, irão lembrar com muita saudade.

Espero que gostem e viagem no tempo, relembrando essas propagandas comerciais antigas que fizeram parte de nossas vidas.

Edmundo Ferreira da Rocha - 31 de julho de 2018.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -