João Donato no autógrafo de Carmen Miranda


João Donato no autógrafo de Carmen Miranda - FS309 - 11

Uma foto especial da grande e consagrada cantora e atriz do cinema, a saudosa CARMEN MIRANDA, com dedicatória especial ao saudoso João Donato (João Leão Pedro Donato), irmão do saudoso amigo Orestes Mário Donato, datada do ano de 1946.

Maria do Carmo Miranda da Cunha, mais conhecida como Carmen Miranda: (Várzea da Ovelha e Aliviada, Marco de Canavezes - Portugal -09/fevereiro/1909 - Los Angeles - EUA - 05/agosto/1955, foi uma cantora e atriz luso-brasileira. Sua carreira artística teve palco no Brasil e nos Estados Unidos entre as décadas de 1930 e 1950. Trabalhou no rádio, no teatro de revista, no cinema e na televisão. Foi considerada pela revista Rolling Stone como a 15ª voz da música brasileira. Um ícone e símbolo internacional no exterior. Em 1930, no filme Banana da Terra, Carmen Miranda apareceu pela primeira vez caracterizada de baiana, personagem que a lançou internacionalmente. O musical apresentava clássicos como “O que é que a baiana tem ?”, que lançou Dorival Caymmi no cinema. (Fonte Wikipedia, a Enciclopédia livre)

João Donato (João Leão Pedro Donato. Em 1955, montou o primeiro estúdio dedicado a produzir comerciais animados. “A Don-Arte, como se chamava sua produtora, foi certamente uma pioneira no ramo; um release do estúdio anunciava os serviços de: criação de roteiro, animação, gravação de som e até veiculação na emissora de televisão. Ainda apresentando técnicas rudimentares, o estúdio foi um espaço importante para o desenvolvimento dos primeiros filmes publicitários para as Lojas Mesbla, Detefon e Biscoitos São Luiz. Foi grande professor em diversos e importantes cursos da capital paulista, especializados em desenho, técnicas de pintura, tinta nanquim, aquarela, guache e estilo. Além de autor de diversas propagandas e desenhos animados para a televisão, foi o autor de inúmeros desenhos para ilustração de várias publicações das Edições Melhoramento, especialmente da famosa Coleção “Conhecer”.

O nosso saudoso amigo Orestes Mário Donato, desde tenra idade, foi grande apaixonado pela arte fotográfica. Na cidade de São Paulo, no ano de 1944, trabalhou como Redator da Revista “Mocidade Paulista” e foi matriculado com o número 2.269 - Grupo “B”, da “Associação dos Profissionais de Imprensa de São Paulo”. No mesmo período, continuando como Redator da mesma Revista, foi matriculado com o número 1361, categoria “B-1”, na “Associação Paulista de Imprensa”. Ainda, no mesmo período, como redator comentarista, prestou serviços na “Empresa Cine Revista Ltda.”

Sempre prestou inúmeros serviços fotográficos importantes e maravilhosos. No final do ano de 1947, o grande fotógrafo Orestes Mário Donato, teve a feliz oportunidade de fotografar, em São Paulo, em solenidade realizada na famosa Livraria Brasiliense, o grande escritor Monteiro Lobato.

Nessa época teve freqüentes contatos com muitas personalidades ligadas ao rádio, ao teatro e ao cinema. Muitas dessas personalidades autografaram suas fotografias e deram de presente ao amigo Orestes Mário Donato.

Conheça mais sobre o amigo Donato

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -