João Rodrigues Pinheiro


João Rodrigues Pinheiro - FS303 - 07

João Rodrigues Pinheiro - Filho de Manoel Pinheiro e de Josepha Rodrigues da Conceição, nasceu em Portugal em 08/outubro/1890, na Freguesia de Bairros, no Concelho de Castelo de Paiva, Distrito de Aveiro - Campos do Jordão-SP. 11/abril/1969. Seus avós Paternos foram: Miguel Pinheiro e Jeronyma Rodrigues Moreira. Seus avós maternos foram: Manoel de Souza e Maria Rodrigues da Conceição. Seu irmão Floriano Rodrigues Pinheiro também veio para o Brasil e residiu em Campos do Jordão até seus últimos dias de vida. Também era conterrâneo do Empreiteiro da Estrada de Ferro Campos do Jordão, Sr. Sebastião de Oliveira Damas que o trouxe para o Brasil na década de 1910 e, posteriormente, para trabalhar na construção da Ferrovia. João Pinheiro e Floriano Pinheiro, inicialmente, prestaram serviços especializados de cantaria (assentamento de pedras), durante a construção da ponte da Estrada de Ferro Campos do Jordão, sobre o Rio Paraíba. Chegou a Campos do Jordão, depois da inauguração da ferrovia em 15/novembro/1914 e fixou residência com a família, em Campos do Jordão. Foi casado com a Sra. Maria Santiamore Pinheiro, mais conhecida como Dona Marussa e tiveram seis filhos: Rubens, Darcy, Regina, Aparecida, Ayda e o saudoso Romeu Rodrigues Pinheiro, o seu Zito Pinheiro, proprietário da tradicional e famosa “Livraria e Papelaria Pinheiro”, conhecida como a Livraria e Papelaria dos Estudantes, atualmente Livraria e Papelaria OYA.

O Sr. João Pinheiro como era conhecido, foi importante comerciante dos primórdios de Campos do Jordão. Dentre outras atividades aqui desenvolvidas, nas décadas de 1920 a 1940, foi proprietário do “Especial Café Pinheiro”, que torrava, moia e empacotava excelente café, muito apreciado por todos consumidores, distribuído e vendido em toda cidade. Foi também, durante algumas décadas, proprietário da famosa e conceituada “Padaria e Confeitaria Pinheiro”, estabelecida na antiga Avenida de Ligação, atual Av. Dr. Januário Miráglia, em Vila Abernéssia, na tradicional esquina, onde hoje está sediada a famosa e conhecida “Casas Pernambucanas”. Tanto a torrefação de Café, como a Padaria Pinheiro, estavam estabelecidas no mesmo prédio. Essa padaria, posteriormente, também por muitos anos, pertenceu aos Irmãos Biagioni.

Os saudosos Sr. João Rodrigues Pinheiro e seu irmão Sr. Floriano Rodrigues Pinheiro, foram importantes pioneiros do início destes Campos do Jordão e prestaram, juntamente com muitos outros, grandes e relevantes serviços na formação da nossa cidade.

Foi casado com a Sra. Maria Santiamore Pinheiro, mais conhecida como Dona Marussa e tiveram seis filhos: Rubens, Darcy, Regina, Aparecida, Ayda e o saudoso Romeu Rodrigues Pinheiro, o seu Zito Pinheiro, proprietário da tradicional e famosa “Livraria e Papelaria Pinheiro”, conhecida como a Livraria e Papelaria dos Estudantes, atualmente Livraria e Papelaria OYA.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -