Campos do Jordão - História


Campos do Jordão - História - FS303 - 00B

Município de Campos do Jordão

O Município de Campos do Jordão está situado na zona leste do Estado de São Paulo. Tem sua posição geográfica determinada pelas coordenadas de 22º 44º de latitude sul e 45º 30º de longitude W.Gr. Dista, em linha reta, da capital do Estado 141 quilômetros, rumo ENE. Tem uma área de 269 Km2, altitude da sede de 1.700 m., temperatura em “C” máxima 28; mínima 8; A época das chuvas abrange os meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro e a precipitação pluviométrica média anual é de 1.550,8 mm.. Sua população de acordo com estimativa de 1º de julho de 1968 era de 19.676 habitantes, com densidade demográfica de 73 habitantes por quilômetro quadrado. Limita-se com os municípios de São Bento do Sapucaí, Santo Antonio do Pinhal e Guaratinguetá, no Estado de São Paulo e com os municípios de Itajubá, Piranguçu e Wenceslau Braz, no Estado de Minas Gerais.

As distâncias entre Campos do Jordão e outros locais importantes do Estado de São Paulo e algumas capitais do Brasil.

São Paulo - Capital - 174 km.
Pindamonhangaba - 42,2 Km.
Taubaté - 44,0 km.
Aparecida - 98,6 km.
Guaratinguetá - 103,0 km.
Lorena - 117,0 km.
São José dos Campos - 84,0 km.
Caçapava - 60,1 km.
Jacareí - 96,1 km.
Atibaia - 170 km.
Rio de Janeiro - 361,0 km.
Belo Horizonte - 491,0 km.
Curitiba - 581,0 km.
Porto Alegre - 1.309,0 km.


Um resumo da nossa história

- Ano de 1720 - O Bandeirante Gaspar Vaz da Cunha. - Por ordem real, com o objetivo de transportar o ouro das minas de Itajubá (MG), em 1720 foi aberto um caminho pelo Bandeirante Gaspar Vaz da Cunha, conhecido como "O Oyaguara", que ia desde o vale do Rio Sapucaí e atravessava a Serra da Mantiqueira até Pindamonhangaba. Apesar do caminho ter sido fechado, Gaspar Vaz estabeleceu-se na região de Sapucaí, transformando-a em um centro comercial de gado.

- No ano de 1771 - Inácio Caetano Vieira de Carvalho. Também atraído pelos encantos da região, segue o mesmo caminho de Gaspar Vaz da Cunha, “O Oyaguara” e se estabelece em uns campos próximos do Pico do Itapeva, lá permanecendo com seus filhos por 20 anos e criando uma fazenda para a criação de gado.

- Em 20 de setembro de 1790, Inácio Caetano Vieira de Carvalho. Instalou no alto da Serra da Mantiqueira, a Fazenda Bonsucesso. Em 27 de setembro de 1790, através de carta do Governador da Capitania São Paulo, obteve sesmaria. Desde então, passou a ser hostilizado pelo vizinho João Costa Manso por problemas com os limites da fazenda. Essa briga iniciou uma luta aberta entre paulistas e mineiros que só terminou em 1823 quando morreram Vieira de Carvalho e Costa Manso. Com as suas mortes em 1823, seus herdeiros hipotecaram a sesmaria ao Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão.

- Os herdeiros de Inácio Caetano Vieira de Carvalho venderam, após 1825, a Fazenda Bonsucesso ao Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, nas proximidades do dia de Natal, pelo que o povo passou a chamar as terras da Fazenda Natal. Posteriormente, essas terras já pertencentes ao Brigadeiro Jordão, passou a ser chamada de “os campos” perdendo o nome de Fazenda Natal. Com o passar do tempo, quando iam se referir a estas terras, já não mencionavam mais Fazenda Natal, e sim aos Campos, e quando alguém perguntava “Que Campos?”, respondiam: Os Campos do Jordão. Daí a origem do nome da localidade. O nome do município homenageou o Brigadeiro Jordão, pois, na época, era costume ligar-se o nome do proprietário à propriedade.

- Em 29 de abril de 1874 - Matheus da Costa Pinto - transfere-se de Pindamonhangaba para os "Campos do Jordão" e adquire parte das terras que pertenceram ao Brigadeiro Jordão. Deu início a diversas construções, fundando assim, o primeiro povoado, que denominou São Matheus do Imbiri, por estar localizado nas proximidades do Pico do Imbiri e ribeirão Imbiri.

- As autoridades jordanenses, no ano de 1959, fixaram a data de 29 de abril de 1874, como a da fundação do Município. Essa data foi calcada no dia em que foi lavrada a escritura de compra e venda que tornou Matheus da Costa Pinto, senhor e possuidor das terras à beira do Imbiri. A fixação da data, embora arbitrária, obedeceu a um ponto de referência histórico e considerou Matheus da Costa Pinto como seu fundador oficial.

- Em 02 de Fevereiro de 1879 - Foi iniciada a construção da capela Nossa Senhora da Conceição dos Campos do Jordão, onde já havia a capelinha de São Mateus.

- Em 1891, dr. Domingos José Jaguaribe - comprou todas as terras de Matheus da Costa Pinto e instalou-se na vila de São Matheus, introduzindo importantes melhoramentos no povoado. Em justa homenagem ao Dr. Domingos Nogueira Jaguaribe, essa vila passou a ser chamada de Vila Jaguaribe, hoje o marco de fundação da cidade.

- Em 29 de outubro de 1915 - A Vila Nova, situada em Campos do Jordão, com terras pertencentes ao Município de São Bento do Sapucaí, passou a ser denominada Vila Abernéssia. Nessa Vila, posteriormente, ficaram localizados os sanatórios e as pensões dos doentes dos pulmões, acometidos pela terrível tuberculose. Foi muito importante a participação do Escocês Robert John Reid, no nome da Vila Abernéssia, nome por ele construído artesanalmente. Do nome ABERDEEN (Aberdeen, cidade da Escócia - Reino Unido, onde nascera), tirou a primeira sílaba do nome ABERdeen. Esta cidade pertencia ao Condado de INVERNESS, também na Escócia, onde seu pai havia nascido, e a deste tirou a última de InverNESS, resultando em ABERNESS. Antes de concluir seu trabalho, acabou por acrescer o pequeno sufixo IA da EscócIA, sua terra natal. Concluindo, denominou a nova vila ou Vila Nova, como muitos a chamaram durante vários anos, de Vila ABERNÉSSIA (ABER + NESS + IA).

- Em 01 de janeiro de 1918 - A Câmara Municipal de São Bento do Sapucaí, criou no Distrito de Campos do Jordão, uma Sub-Prefeitura.

- Em 1º de outubro de 1926 - Através da Lei Estadual nº 2.140, promulgada pelo Presidente do Estado de São Paulo, Carlos de Campos, foi criada a Prefeitura Sanitária de Campos do Jordão e transformada em Estância Hidromineral.

- Em 19 de junho de 1934 - Através do decreto estadual nº 6.501, ocorreu a emancipação política de Campos do Jordão, passando a adquiriu autonomia político-administrativa, desligando-se de São Bento do Sapucaí. Foi criado o Município de Campos do Jordão.

- Em 30 de novembro de 1944 - foi criada a Comarca de Campos do Jordão.

- Através do decreto estadual nº 15.717 de 13 de fevereiro de 1946 - a Prefeitura deixou de ser Prefeitura Sanitária e passou para Prefeitura da Estância de Campos do Jordão.

- Por força da Lei nº 1.844 de 17/11/1978, Campos do Jordão passou a denominar-se Estância Turística.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -