Castelo de Paiva e C.do Jordão


Castelo de Paiva e C.do Jordão - FS393 - 0

-Castelo de Paiva/Portugal. Sua interessante ligação com Campos do Jordão/Brasil

A seguir: Um pouco da história de Castelo de Paiva - Portugal e Campos do Jordão - Brasil e um pouco da história dos portugueses oriundos da região de Castelo de Paiva que vieram para Campos do Jordão.

É interessante observar na foto (composição anexa), que os Brasões de Castelo de Paiva e de Campos do Jordão, apresentam grandes semelhanças em vários detalhes. Em ambos há um campo de prata. Em ambos, há também, um escudo e sobre os mesmos, uma coroa. Embaixo dos escudos uma faixa com o nome das cidades.

Portugueses de Castelo de Paiva que residiram em Campos do Jordão no início do século XX - 1900.

É até bastante curioso que no início do século passado, a partir do ano de 1914, diversos portugueses oriundos de Castelo de Paiva, do distante Portugal, aportaram aqui em Campos do Jordão.

Digo a partir do ano de 1914, pois nesse ano, no dia 15 de novembro, foi inaugurada a Estrada de Ferro Campos do Jordão. Essa ferrovia idealizada pelos médicos sanitaristas e higienistas, de renome internacional, doutores Emílio Marcondes Ribas e Victor Godinho, tinha como principal objetivo, facilitar o acesso para Campos do Jordão aos doentes desse nosso imenso Brasil, acometidos da terrível tuberculose, para que pudessem vir aproveitar seu clima privilegiado em busca da cura. A construção da ferrovia esteve sob a responsabilidade do inesquecível, histórico e heróico empreiteiro Sebastião, de Oliveira Damas, um português nascido em Castelo de Paiva (Castelo de Paiva - Portugal 1867 / 11/janeiro/1954). Para a construção da ferrovia Sebastião trouxe para trabalhar com ele vários conterrâneos, amigos e conhecidos da sua Castelo de Paiva - Portugal. Sebastião de Oliveira Damas trouxe os abnegados e dignos operários que tiveram grande responsabilidade na construção da ferrovia, seu primo Joaquim Ferreira da Rocha, Floriano Rodrigues Pinheiro e seu irmão João Rodrigues Pinheiro, os sobrinhos Antonio de Oliveira Damas e José de Oliveira Damas. Esses aportaram em Campos do Jordão a partir do ano de 1914, com a inauguração da ferrovia que ajudaram a construir. Essas pessoas se tornaram pioneiras, e participaram ativamente na formação, desenvolvimento e progresso de Campos do Jordão, deixando seus nomes fortemente gravados em nossa história e cultura.

Posteriormente à inauguração da ferrovia, aqueles oriundos de Castelo de Paiva que trabalharam na sua construção, ficaram morando em Campos do Jordão. Alguns, já com suas respectivas famílias, outros aqui ficaram e constituíram suas famílias. Também, além desses já mencionados, abaixo relaciono todos aqueles que vieram de Castelo de Paiva e, possivelmente, das proximidades, para Campos do Jordão.

Sebastião de Oliveira Damas, Empreiteiro responsável pela construção da Estrada de Ferro Campos do Jordão;

Izabel de Freitas Damas, esposa de Sebastião de O. Damas;

Antonio de Oliveira Damas, sobrinho de Sebastião O. Damas;

Antonio de Oliveira Damas Sobrinho, sobrinho-neto de Sebastião O. Damas;

José de Oliveira Damas, sobrinho de Sebastião O. Damas;

Luiz de Oliveira Damas, sobrinho de Sebastião O. Damas;

Anita Damas Salgado, filha de Sebastião O. Damas, casada com o Engenheiro José Antonio Salgado, um dos responsáveis pela construção da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

Maria de Freitas Damas, filha de Sebastião O. Damas, esposa de Antonio de Oliveira Damas;

Horácio de Oliveira Damas, Joaquina de Oliveira Damas, Sebastião de Oliveira Damas Sobrinho, Filhos de Luiz de Oliveira Damas e sobrinhos de Sebastião O. Damas;

Joaquim Ferreira da Rocha, primo de Sebastião O. Damas;

Floriano Rodrigues Pinheiro e seu irmão João Rodrigues Pinheiro.

Carlos Oliveira Rocha - Construtor do Palacete Olivetti, o prédio mais antigo de Campos do Jordão (construção iniciada no ano de 1919 e inaugurado no ano de 1921);

Joaquim Pinto Seabra.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -