Placa de Bicicleta


Placa de Bicicleta - FS188 - 16

Esta era uma Placa de licenciamento de Bicicletas, de uso obrigatório nas bicicletas existentes no Município de Campos do Jordão, desde a década de 1940 até proximidades da década de 1970. Além de comprovar que o licenciamento do ano havia sido pago regularmente, servia para identificar o respectivo veículo, servia para a aplicação de eventual penalidade por tráfego ou estacionamento em local proibido. As bicicletas podiam também, receber multas por tráfego na contra-mão de direção ou tráfego em cima das calçadas reservadas para os pedestres. As bicicletas eram obrigadas a respeitar as mesmas exigências exigidas para ou veículos motorizados, como automóveis, ônibus e caminhões.

Uma curiosidade. A bicicleta de Campos do Jordão, da tradicional marca italiana “Bianchi”, que ostentava a placa de número 001, pertencia ao saudoso Sr. Mamiliano Barsalini, mais conhecido por Maximiliano ou Emiliano Barsalini, nascido em São Pedro Livorno, Itália, no ano de 1892, veio para Campos do Jordão em 1927, procedente de São Carlos do Pinhal. Com ele vieram: sua esposa, D. Maria Sírio e os filhos Élcio, Irene e Augusta. Em Campos do Jordão nasceram os filhos José e Adelina. Era um cidadão jordanense muito conhecido durante várias décadas, por grande parte da população.

Sua principal profissão foi a de pintor; porém, executou outros serviços diversos, entre os quais o de “faz tudo” no Abernéssia Futebol Clube, agremiação da qual era um torcedor ativo e fanático. Nos bailes de carnaval realizados no Clube, era imprescindível a presença do “seo” Emiliano, em todos os lugares do salão, sempre com seu boné branco de marinheiro e uma camisa estampada com motivos chamativos e diversos e um apito de juiz de futebol pendurado no pescoço, com o qual dava curtas e longas apitadas para chamar a atenção. Um silvo curto era para atenção, cuidado. Um silvo longo era para avisar que alguma coisa não estava bem e precisava ser corrigida ou mudada imediatamente.

Muitas vezes fez as vezes de porteiro, conferindo a regularidade dos sócios para ingresso ao clube e recolhendo os ingressos daqueles que pagavam para entrar e não eram associados do clube.

OBS: Esta foto, da Placa de número 300, do ano de 1963, pertencia à bicicleta pertencente ao amigo Sylvio Pereira Moysés, o conhecido Tiu que, gentilmente nos cedeu essa preciosa fotografia.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -