Teleférico - 1971


Teleférico - 1971 - FS185 - 10

Foto do mês de janeiro do ano de 1971, mostrando o embarque e desembarque de passageiros do Teleférico de Campos do Jordão, no alto do Morro do Elefante.

O Miniférico construído pela Estrada de Ferro Campos do Jordão, baseado em projeto da autoria do engenheiro Eugênio Vignolli, aprovado pelo Instituto de Engenharia de São Paulo e pelo Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas, foi inaugurado no dia 11 de julho de 1970. Esse Miniférico, atualmente chamado de Teleférico, foi inaugurado na presença do Governador Roberto Costa de Abreu Sodré, acompanhado do secretário de turismo Orlando Zancaner e do prefeito Municipal Dr. José Antonio Padovan. É o primeiro sistema de monocabo aéreo do Brasil. Esse empreendimento serviu de paradigma para a construção de outros teleféricos em diversas outras cidades brasileiras.

Na foto, o saudoso Marcos Damas Caldeira, auxilia uma passageira no momento do embarque nas cadeiras do Teleférico.

Ao lado direito da foto, no topo do Morro do Elefante, a primeira automotriz movida à gasolina, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, a subir a Serra da Mantiqueira no ano de 1917. Essa automotriz foi construída com motor de 22 HPs, de potência, fabricado pela Mercedes Benz.

Durante vários anos, a partir da década de 1960, essa automotriz histórica, ficou exposta no topo do Morro do Elefante encantando admiradores, porém, infelizmente, foi muito danificada pela ação de outras pessoas inescrupulosas.

Posteriormente essa automotriz foi retirada desse local e recolhida à garagem e oficinas da Estrada de Ferro Campos do Jordão, sediada na cidade de Pindamonhangaba e foi totalmente recuperada, inclusive, seu motor foi restaurado pela própria Mercedes Benz. Continua guardada nessa garagem da ferrovia e aguarda a criação do Museu Ferroviário que, com certeza, deverá ser montado nas dependências anexas da Estação Emílio Ribas de Vila Capivari, para onde, juntamente com outras relíquias pertencentes à ferrovia, deverá ser transferida e exposta à visitação pública.

OBS: Foto gentilmente cedida pela Família Caldeira.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -