Carrocinha do padeiro


Carrocinha do padeiro - FS138 - 13

A foto mostra uma tradicional carrocinha para transporte e entrega de pães a domicílio, da famosa e tradicional Padaria Santa Clara, de Campos do Jordão.

Nessa época, os poucos padeiros existentes na cidade faziam a entrega domiciliar de pães, especialmente para aqueles clientes que mantinham cadernetas. Sim! Cadernetas, para anotação das entregas e quantidades diárias de pães, servindo de controle para a cobrança e pagamentos mensais.

Esses pães também eram vendidos, a granel, mediante pagamento à vista, a quem se dispusesse comprar durante o trajeto dos padeiros pelos principais bairros da cidade.

Esses pães eram transportados nessas pequenas carroças especialmente construídas para essa finalidade. Carrocinhas semelhantes eram utilizadas, também, para o transporte e entrega de leite, acondicionados em litros especiais feitos de vidro. Continham compartimento de tamanho padrão, talvez um metro e meio de comprimento, um metro ou um metro e vinte de largura, um metro ou pouco mais de altura, revestido externamente de chapa galvanizada especial, para proteção, evitando que a água da chuva viesse a molhar os pães. Na parte de trás, essas carroças continham uma porta – também revestida do mesmo material –, que era fechada externamente com trinco especial. Normalmente, essas carroças eram puxadas por meio de tração animal, dando-se preferência aos conhecidos burros ou mulas, devido à sua capacidade de força animal bem melhor que a dos cavalos e éguas.

Ao padeiro sempre estava reservado, na parte externa e superior das carroças, a denominada boleia, um acento para que pudesse se sentar e comandar, com habilidade, por meio de rédeas especiais, o animal que tracionava a carroça, pelas ruas da cidade.

A famosa e tradicional “Padaria e Confeitaria Santa Clara” era, até o dia 01 de fevereiro de 2013, o mais antigo estabelecimento comercial inscrito e instalado em Campos do Jordão. A Padaria Santa Clara foi fundada no longínquo ano de 1915 pelo saudoso Sr. Bernardo Santaclara, daí o nome da Padaria. Posteriormente essa padaria passou às mãos de poucos proprietários, dentre eles, Zinho Camargo e Victor Gonçalves com quem permaneceu por diversas décadas. Depois do falecimento do Sr. Victor Gonçalves a padaria ficou sob a direção de seu filho Valter Fernandes Gonçalves, o conhecido Valtinho.

A Padaria, no decorrer de sua existência, alterou o nome de Santaclara para Santa Clara, em homenagem à Santa. Muita concorrência, diversas novas padarias, inclusive nos supermercados instalados na cidade, foi dificultando as atividades da Padaria e Confeitaria Santa Clara que resolveu encerrar suas atividades a partir do início do mês de fevereiro de 2013, quase às vésperas de completar seu centenário de fundação. Termina assim, infelizmente, o mais antigo estabelecimento comercial de Campos do Jordão que fez parte integrante da nossa história que, com certeza, será lembrado pelas gerações vindouras.

Embora exista o compromisso da continuidade da fabricação de pães, com entrada pelos fundos do prédio onde esteve instalada a Padaria Santa Clara, deixa de existir a parte do café e mercearia que, também, ficou famosa durante boa parte de sua existência.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -